SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número40O dispositivo grupal em psicanálise: questões para uma clínica política do nosso tempoConflitos geracionais na escola: a produção das diferenças etárias em contextos hierarquizados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549Xversão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

BURMAN, Erica. Entre justiça e patologização: reflexões sobre a violência epistêmica e material na pesquisa sobre migração transnacional e violência doméstica. Rev. psicol. polít. [online]. 2017, vol.17, n.40, pp. 500-521. ISSN 1519-549X.

Este artigo aborda dilemas ético-políticos levantados por um projeto de pesquisa-ação transnacional sobre e com mulheres paquistanesas solicitantes de refúgio no Reino Unido, às quais a condição de refúgio se deu por conta da violência doméstica, e em um contexto marcado não somente pelas relações coloniais entre a Grã-Bretanha e o Paquistão, mas intensificado pelo clima atual de islamofobia. Este artigo baseia-se em críticas feministas ao multiculturalismo liberal que mostram como este privilegia discursos sobre 'cultura' e 'respeito cultural' em detrimento de gênero e assim reinstauram a cisão público-privado que assegura a opressão das mulheres. O artigo explora como o contexto prático-político de produção documental para melhorar o processo de tomada de decisão sobre as reivindicações de refúgio pressiona os relatos a focarem em um caráter vitimista, que limita a concepção de mulheres como agentes, junto com a demonização em potencial dos contextos nacionais, culturais e religiosos dos quais as mulheres estão fugindo. O artigo oferece uma perspectiva e exemplos importantes de estratégias para a retomada de um olhar problematizante a partir dessas "outras" esferas para o normalizado, mas igualmente potente contexto cultural, nacional e religioso da Grã-Bretanha/o Norte.

Palavras-chave : gênero; cultura; representação; refúgio, imigração, lei.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License