SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número40Entre justiça e patologização: reflexões sobre a violência epistêmica e material na pesquisa sobre migração transnacional e violência domésticaEstudo da Identidade Coletiva de uma Comuna Urbana de Porto Alegre índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549Xversão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

MATTOS, Amana Rocha. Conflitos geracionais na escola: a produção das diferenças etárias em contextos hierarquizados. Rev. psicol. polít. [online]. 2017, vol.17, n.40, pp. 542-551. ISSN 1519-549X.

Neste trabalho, discuto o conceito de geração numa perspectiva não-essencialista, a partir de Pierre Bourdieu e Jacques Rancière. Os conflitos geracionais permitem-nos pensar a política e a liberdade, ao colocarem em relação os diferentes valores e expectativas de adultos e jovens. No espaço da escola, as relações hierárquicas entre professores, professoras e estudantes trazem para a cena educacional esses embates, que se constituem nas relações de poder que se observam nesse contexto. Proponho uma reflexão sobre as diferenças geracionais na escola a partir dos resultados de uma pesquisa de campo realizada em três escolas públicas do Rio de Janeiro, tendo como pano de fundo os protestos juvenis que mobilizaram o Brasil em 2013.

Palavras-chave : Jovens; Liberdade; Escolas; Poder; Construcionismo Social.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License