SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número40Conflitos geracionais na escola: a produção das diferenças etárias em contextos hierarquizadosTeoria da transformação em psicanálise: da clínica a política índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549Xversão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

LARA JUNIOR, Nadir. Estudo da Identidade Coletiva de uma Comuna Urbana de Porto Alegre. Rev. psicol. polít. [online]. 2017, vol.17, n.40, pp. 552-568. ISSN 1519-549X.

O presente artigo tem por objetivo estudar o processo de constituição da identidade coletiva de uma comuna urbana de Porto Alegre. A metodologia é composta de um estudo de caso realizado a partir de observação participante, entrevistas semiestruturadas e pesquisa de dados na internet. Esta Comuna se origina em 2008 com a locação de uma casa antiga no Centro Histórico de Porto Alegre. Por uma questão de cuidado ético, chamaremos de Comuna Alfa. Inicialmente uma proposta de compartilhamento coletivo começa a tomar forma e conteúdo para um espaço de resistência. Como resultado será apresentado um gráfico das relações sociais, políticas e econômicas que nos mostram como esta comuna se constituiu identitariamente. Esta discussão permite se considerar que estamos diante de uma forma coletiva encontrada pelas pessoas para viver seus ideais políticos e sociais, atualizados e contingenciados pelo momento histórico em que vivemos.

Palavras-chave : Processo grupal; capitalismo; movimentos sociais; política.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License