SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue41Patrimonialization policies and the production of subjectives to the south of BrazilPathways for a psycho-environmental approach: contributions of psychosociology to socio-environmental discussions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

Print version ISSN 1519-549XOn-line version ISSN 2175-1390

Abstract

ROSA, Marcela Pereira  and  SVARTMAN, Bernardo Parodi. Agroecologia e políticas públicas: reflexões sobre um cenário em constantes disputas. Rev. psicol. polít. [online]. 2018, vol.18, n.41, pp. 18-41. ISSN 1519-549X.

No atual contexto da agricultura a agroecologia vem se apresentando como uma importante alternativa ao modelo hegemônico do agronegócio. Uma das possibilidades de ampliação dessa perspectiva na agricultura brasileira vem sendo a implementação de políticas públicas com abertura para o enfoque agroecológico. No entanto, essa implementação ocorre em um cenário de inúmeras disputas e contradições. Nosso objetivo nesse artigo é discutir a inserção do enfoque agroecológico nas políticas públicas, tendo por foco o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), refletindo acerca das potencialidades e limitações da inserção da agroecologia nesses programas no modo como vem sendo realizada. Como expressão dos avanços e fragilidades que aí se fazem presentes, apresentamos o relato de agricultores agroecologistas do Estado do Paraná sobre suas experiências de trabalho e o acesso a esses programas através de uma associação. Verificamos que as disputas no contexto da agricultura brasileira reverberam na maneira como vem ocorrendo a inserção da agroecologia nas políticas públicas. Frente a esse cenário, compreendemos ser imprescindível para a consolidação de políticas públicas de base agroecológica a organização e mobilização dos movimentos sociais e sua incidência em todo o processo de construção dessas políticas.

Keywords : Agroecologia; Políticas Públicas; PAA; PNAE; Movimentos Sociais.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License