SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número41Agroecologia e políticas públicas: reflexões sobre um cenário em constantes disputasA memória política como instrumento de ação pública e reconhecimento intersubjetivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549Xversão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

FIUZA, Alex de Castro; COSTA, Samira Lima da  e  LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Caminhos para uma abordagem psico-socioambiental: contribuições da psicossociologia para as discussões socioambientais. Rev. psicol. polít. [online]. 2018, vol.18, n.41, pp. 42-54. ISSN 1519-549X.

Em um contexto marcado por diversos 'conflitos ambientais', o presente artigo, enquanto ensaio teórico, apresenta argumentos advindos da ecologia social, da ecologia política e da psicossociologia para evidenciar a inerente indissociabilidade entre os aspectos sociais, econômicos, ambientais e psicológicos desses conflitos. Ao propor o 'trabalho' como categoria analítica e articuladora entre essas diferentes, porém integradas dimensões, defende-se uma leitura psico-socioambiental dos 'conflitos ambientais' a partir do campo psicossocial. Esse posicionamento favorece, por um lado, a compreensão destes conflitos e, por outro, articulações políticas que visam um projeto societário mais justo, diverso e viável.

Palavras-chave : conflito ambiental; trabalho; universos simbólicos; emancipação; crise socioambiental.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License