SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número41Caminhos para uma abordagem psico-socioambiental: contribuições da psicossociologia para as discussões socioambientaisMemória e Consciência Política: uma proposta de revisão teórica e metodológica para o campo da Psicologia Política índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549Xversão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

OLIVEIRA, Beatriz Besen de. A memória política como instrumento de ação pública e reconhecimento intersubjetivo. Rev. psicol. polít. [online]. 2018, vol.18, n.41, pp. 55-68. ISSN 1519-549X.

O presente artigo discute as relações entre memória e poder do Estado e propõe a memória política construída nos e por meio dos movimentos sociais como um instrumento de ação pública. Apresenta-se o diagnóstico acerca do Estado Moderno que aponta para altos índices e legitimidade do uso da violência e para a marginalidade de grande parte dos movimentos sociais na tomada de decisões políticas. Isso é reforçado pela análise da sociologia da ação pública em relação à consolidação de uma estrutura excludente de formulação e implementação de políticas públicas e da necessidade de uma inversão por meio da identificação e transformação dos instrumentos de ação pública. Desenvolve-se a articulação entre memória política, reconhecimento recíproco e autonomia intersubjetiva que embasa a proposta de legitimação e estímulo do Estado para a construção da memória política. Tal proposta compõe um projeto de desideologização e descolonização da memória protagonizado pelos movimentos sociais.

Palavras-chave : Memória Política; Ação Pública; Reconhecimento Recíproco; Autonomia Intersubjetiva; Movimentos Sociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License