SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue41Political memory as an instrument of public action and reciprocal recognitionPublic Housing Policy: challenges of social team with the interdisciplinarity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

Print version ISSN 1519-549XOn-line version ISSN 2175-1390

Abstract

FRACCAROLI, Yuri; ARANTES, Vinicius dos Santos  and  ARAGUSUKU, Henrique Araujo. Memória e Consciência Política: uma proposta de revisão teórica e metodológica para o campo da Psicologia Política. Rev. psicol. polít. [online]. 2018, vol.18, n.41, pp. 69-85. ISSN 1519-549X.

Tendo como ponto de partida uma reflexão crítica quanto às relações entre a Psicologia Política e a temática dos movimentos sociais, considerando tanto os compromissos políticos do próprio campo na América Latina, como uma tradição histórica que ultrapassa seu contexto regional, o artigo retoma um dos principais modelos teóricos do saber psicopolítico latino-americano que suscita tal aproximação: o modelo da Consciência Política de Salvador Sandoval. Concomitantemente, considerando a importância e urgência de se refletir sobre instrumentos metodológicos e o próprio campo psicopolítico latino-americano para além dos aspectos circunstanciais que demarcam e muitas vezes delimitam sua agenda de pesquisa, o artigo busca contribuir com o desenvolvimento do modelo teórico por meio de um exame crítico de sua utilização em relação ao conceito de memória. Em muitos momentos menosprezado ou desconsiderado, este conceito é um componente essencial do modelo e incide diretamente sobre ele ao considerarmos suas relações com a dimensão emocional.

Keywords : Consciência Política; Memória; Psicologia Política; Métodos em Psicologia Política; Memória Política.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License