SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número41A memória política como instrumento de ação pública e reconhecimento intersubjetivoPolítica Pública Habitacional: desafios da equipe social com a interdisciplinaridade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549Xversão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

FRACCAROLI, Yuri; ARANTES, Vinicius dos Santos  e  ARAGUSUKU, Henrique Araujo. Memória e Consciência Política: uma proposta de revisão teórica e metodológica para o campo da Psicologia Política. Rev. psicol. polít. [online]. 2018, vol.18, n.41, pp. 69-85. ISSN 1519-549X.

Tendo como ponto de partida uma reflexão crítica quanto às relações entre a Psicologia Política e a temática dos movimentos sociais, considerando tanto os compromissos políticos do próprio campo na América Latina, como uma tradição histórica que ultrapassa seu contexto regional, o artigo retoma um dos principais modelos teóricos do saber psicopolítico latino-americano que suscita tal aproximação: o modelo da Consciência Política de Salvador Sandoval. Concomitantemente, considerando a importância e urgência de se refletir sobre instrumentos metodológicos e o próprio campo psicopolítico latino-americano para além dos aspectos circunstanciais que demarcam e muitas vezes delimitam sua agenda de pesquisa, o artigo busca contribuir com o desenvolvimento do modelo teórico por meio de um exame crítico de sua utilização em relação ao conceito de memória. Em muitos momentos menosprezado ou desconsiderado, este conceito é um componente essencial do modelo e incide diretamente sobre ele ao considerarmos suas relações com a dimensão emocional.

Palavras-chave : Consciência Política; Memória; Psicologia Política; Métodos em Psicologia Política; Memória Política.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License