SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número41Política Pública Habitacional: desafios da equipe social com a interdisciplinaridadePotências do encontro entre formação e campo da Assistência Social para pensar outra prática psicológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549Xversão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

SILVA, Vanessa. A dimensão intersetorial da Política Pública de Assistência Social com a Escolarização: uma revisão integrativa de literatura à luz da Psicologia Política. Rev. psicol. polít. [online]. 2018, vol.18, n.41, pp. 96-116. ISSN 1519-549X.

Este artigo tem por objetivo realizar uma revisão integrativa de literatura, à luz da Psicologia Política voltada aos estudos das Políticas Públicas, a respeito da produção acadêmica existente sobre a dimensão intersetorial da Política Pública de Assistência Social com a escolarização. Como fontes de dados, citam-se: resumos de teses e dissertações da Universidade de São Paulo e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, publicações do Scielo, BVS, BVS-PSI, Google Acadêmico e Portal Capes. A Psicologia Política traz, em sua práxis, o resgate da dignidade humana. A revisão identificou, como principais contribuições da temática à área das Políticas Públicas, a problematização das redes institucionais e a proposta de diálogo entre duas áreas pouco articuladas nas ações. Destacam-se, como possibilidades pouco exploradas, tanto estudos que versem sobre essa articulação para o enfretamento da desigualdade educacional de forma qualitativa, e não apenas quantitativa, quanto estudos que discutam as redes geradas pelo Estado Capitalista em sua íntima relação entre público e privado.

Palavras-chave : Psicologia Política das Políticas Públicas; assistência social; escolarização; intersetorialidade; desigualdade social.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License