SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número41A dimensão intersetorial da Política Pública de Assistência Social com a Escolarização: uma revisão integrativa de literatura à luz da Psicologia PolíticaTensões em sala de aula: resistência, aprendizagem e subjetivação da criança índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549Xversão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

OLIVEIRA, Mariana Rodrigues de Sousa Pinheiro; COSTA, Érica Atem Gonçalves de Araújo; MENDES JUNIOR, Paulo Roberto  e  ROCHA, Nara Maria Forte Diogo. Potências do encontro entre formação e campo da Assistência Social para pensar outra prática psicológica. Rev. psicol. polít. [online]. 2018, vol.18, n.41, pp. 117-124. ISSN 1519-549X.

Neste relato de experiência refletimos sobre a inserção do psicólogo em Centros de Referência da Assistência Social - CRAS, enquanto tema-objeto das experiências de ensino-aprendizagem vinculadas às disciplinas de práticas integrativas. Esse momento formativo foi revisitado a partir das contribuições de uma Psicologia social crítica em suas interfaces com a Psicologia comunitária e a Psicologia política. Metodologicamente, analisamos dados referentes aos diários de campo de uma aluna e autora do artigo, cujas situações funcionaram como gatilho, de modo que o tema da formação e da atuação em psicologia no encontro com a Assistência fosse analisado em seus desafios. Apontamos a relevância das experimentações entre estudante, professoras e profissional no que tange a uma psicologia fruto da tensão produtiva entre regulamentações profissionais, documentos diretrizes, particularidades do contexto de atuação, dificuldades institucionais e o seu processo de singularização na formação em psicologia, atento à escuta presente e atuante junto a um projeto coletivo de Psicologia.

Palavras-chave : Prática; Psicologia; Assistência; Subjetividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License