SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número41Potencias del encuentro entre formación y campo de la Asistencia Social para pensar otra práctica psicológicaResidência multiprofisión e atención básica: o lugar de conselho gestor no fomento a participación social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión impresa ISSN 1519-549Xversión On-line ISSN 2175-1390

Resumen

QUIXADA, Luciana Martins. Tensões em sala de aula: resistência, aprendizagem e subjetivação da criança. Rev. psicol. polít. [online]. 2018, vol.18, n.41, pp. 125-136. ISSN 1519-549X.

Apresenta-se nesse artigo parte dos resultados de uma pesquisa de tese, que teve como objetivo central investigar a construção da concepção da criança sobre a linguagem escrita. Para isso, considerou-se a dinâmica dos discursos intersubjetivos nas atividades de leitura e escrita em sala de aula, em que as teorias de Vygotsky e Bakhtin foram fundamentais. Os sujeitos foram sete crianças e duas professoras de 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Fortaleza-CE. Metodologicamente, os instrumentos foram o desenho, diários de campo e gravações de áudio e vídeo semanais das interações discursivas. Nas análises estabeleceu-se uma relação entre os desenhos e trechos dessas interações. Observou-se que as tensões entre as subjetividades das professoras e das crianças eram centrais na construção da concepção da criança sobre a linguagem escrita e sobre sua participação nas atividades propostas. As crianças esforçavam-se para aprender ainda que isso significasse subverter a ordem estabelecida.

Palabras clave : criança; aprendizagem; letramento; subjetivação; subversão.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License