SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue41Tensions in the classroom: resistance, learning and subjectivation of childrenReflections on transients of paradigms of life and death author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

Print version ISSN 1519-549XOn-line version ISSN 2175-1390

Abstract

SAPUCAIA, Shyrlley Nayara; LOW, Telma  and  SANTOS, Eladja Oliveira. Residência multiprofissional e atenção básica: o lugar do conselho gestor no fomento à participação social. Rev. psicol. polít. [online]. 2018, vol.18, n.41, pp. 134-146. ISSN 1519-549X.

Este artigo trata de uma pesquisa documental realizada no marco do trabalho de conclusão de curso do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso (HUPAA/UFAL). O objetivo central do trabalho é investigar como a participação social é fomentada no Conselho Gestor Local de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), um dos cenários de prática da residência, situada em Maceió/AL. O percurso metodológico envolveu revisão bibliográfica sobre o tema e uma pesquisa documental, que visou mapear as características da participação social do conselho da UBS e analisar como as atribuições dos conselheiros eram exercidas. Espera-se contribuir com o levantamento de questões e de estratégias capazes de fomentar o enfrentamento de problemas que impedem a efetiva participação social, no exercício do controle social e defesa do SUS.

Keywords : SUS; atenção básica; controle social; residência multiprofissional; saúde.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License