SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número41Residência multiprofissional e atenção básica: o lugar do conselho gestor no fomento à participação socialA articulação das ciencias sociais na obra de Salas Edwards: Balmaceda y el Parlamentarismo en Chile, un Estudio de Psicología Política Chilena índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549Xversão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

MESSIAS, Joeder da Silva; FALCAO, Jorge Tarcisio da Rocha  e  CARABALLO, Gimena Pérez. Reflexões sobre transitoriedades de paradigmas de vida e de morte. Rev. psicol. polít. [online]. 2018, vol.18, n.41, pp. 151-163. ISSN 1519-549X.

O presente estudo nasceu do interesse em investigar como tem sido construída a configuração dos paradigmas de vida e de morte na cultura ocidental e as relações que estes exercem na regulação do corpo social. O objetivo aqui foi tecer reflexões acerca das modulações sociais que produziram diferentes sentidos para as relações de vida e de morte, partindo de determinado ponto de vista teórico. Para isso, procurou construir uma análise das transformações dos referidos paradigmas sociais, com base em estudos de perspectiva histórica, bem como fomentar reflexões acerca das estratégias de gestão da vida e da morte vigentes na atualidade. Buscou amparo também nas discussões sobre as estratégias biopolíticas, presentes nas sociedades contemporâneas de modelo capitalista neoliberal. Por fim, entende-se que as significações construídas acercada vida e da morte guardam estreitas relações entre si, processos estes que têm adquirido significados cada vez mais transitórios.

Palavras-chave : vida; morte; biopolítica; biopoder; paradigma.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License