SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número41Reflexões sobre transitoriedades de paradigmas de vida e de morte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549Xversão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

GODOY, Iván. A articulação das ciencias sociais na obra de Salas Edwards: Balmaceda y el Parlamentarismo en Chile, un Estudio de Psicología Política Chilena. Rev. psicol. polít. [online]. 2018, vol.18, n.41, pp. 164-181. ISSN 1519-549X.

O trabalho Balmaceda y el Parlamentarismo en Chile, un Estudio de Psicología Política Chilena, de Ricardo Salas Edwards, de 1914, é considerado um texto fundador da psicologia política no Chile. Uma das premissas dessa abordagem refere-se à interdisciplinaridade das ciências sociais como um caráter epistemológico da psicologia política. Nesse sentido, afirma-se que Salas desenvolveu uma articulação entre as disciplinas das ciências sociais do início do século XX, para narrar um dos mais importantes episódios da história do Chile: o Conflito Político-Militar de 1891. Este artigo trata de uma das perspectivas da origem da psicologia política chilena: a interdisciplinaridade das ciências sociais.

Palavras-chave : Balmaceda; ciências sociais; Salas Edwards; Chile; psicologia política.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License