SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue42Psychopolitical analysis of discourses of activists and managers of education policies on the State and Society author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

Print version ISSN 1519-549XOn-line version ISSN 2175-1390

Abstract

COSTA, Frederico Alves. Desafios para a psicologia política brasileira: a inserção em Programas de Pós-Graduação e a delimitação como campo de conhecimento. Rev. psicol. polít. [online]. 2018, vol.18, n.42, pp. 220-235. ISSN 1519-549X.

O objetivo do artigo é debater a consolidação da psicologia política no Brasil focalizando dois desafios centrais: a) a inserção da psicologia política em Programas de Pós-Graduação brasileiros (PPG); b) a delimitação da psicologia política no país. Abordamos estas questões a partir da observação que apenas um reduzido número de pesquisadores que atuam em PPG em Psicologia Social ou em Psicologia e que investigam temas políticos identificam a psicologia política como área/sub-área de atuação no currículo Lattes. Para a realização do debate recorremos a Mensagens da Diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Política (ABPP) e aos editoriais publicados em 32 números da Revista Psicologia Política (RPP), veículo de divulgação científica da ABPP. Ademais, concebemos a ciência como uma prática social, afastando-nos de uma compreensão linear da história da ciência, entendendo a construção de um campo científico a partir de disputas discursivas entre posições divergentes sobre sua delimitação.

Keywords : psicologia política no Brasil; Associação Brasileira de Psicologia Política; Revista Psicologia Política; disputas discursivas; posicionamento político.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License