SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número42Análise psicopolítica de discursos de ativistas e gestores de políticas de educação sobre o Estado e a Sociedade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549Xversão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

COSTA, Frederico Alves. Desafios para a psicologia política brasileira: a inserção em Programas de Pós-Graduação e a delimitação como campo de conhecimento. Rev. psicol. polít. [online]. 2018, vol.18, n.42, pp. 220-235. ISSN 1519-549X.

O objetivo do artigo é debater a consolidação da psicologia política no Brasil focalizando dois desafios centrais: a) a inserção da psicologia política em Programas de Pós-Graduação brasileiros (PPG); b) a delimitação da psicologia política no país. Abordamos estas questões a partir da observação que apenas um reduzido número de pesquisadores que atuam em PPG em Psicologia Social ou em Psicologia e que investigam temas políticos identificam a psicologia política como área/sub-área de atuação no currículo Lattes. Para a realização do debate recorremos a Mensagens da Diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Política (ABPP) e aos editoriais publicados em 32 números da Revista Psicologia Política (RPP), veículo de divulgação científica da ABPP. Ademais, concebemos a ciência como uma prática social, afastando-nos de uma compreensão linear da história da ciência, entendendo a construção de um campo científico a partir de disputas discursivas entre posições divergentes sobre sua delimitação.

Palavras-chave : psicologia política no Brasil; Associação Brasileira de Psicologia Política; Revista Psicologia Política; disputas discursivas; posicionamento político.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License