SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número42Desafíos para la psicología política brasileña: la inserción en Programas de Postgrado y la delimitación como campo de conocimientoReflexiones sobre la identidad en el estado de excepción índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión impresa ISSN 1519-549Xversión On-line ISSN 2175-1390

Resumen

MACHADO, Frederico Viana; MARTINS, Dinaê Espíndola  y  POSSA, Lisiane Bôer. Análise psicopolítica de discursos de ativistas e gestores de políticas de educação sobre o Estado e a Sociedade. Rev. psicol. polít. [online]. 2018, vol.18, n.42, pp. 236-253. ISSN 1519-549X.

Este artigo aborda diferenças e semelhanças nos modos como sujeitos que militam em movimentos sociais e sujeitos que trabalham em políticas públicas constroem sentidos e significados sobre o Estado e sobre a Sociedade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foram analisadas dez entrevistas com ativistas de Movimentos Sociais e oito com agentes do Estado, envolvidos na gestão e operacionalização de políticas educacionais. Foram analisados os pontos de tensão entre a perspectiva dos gestores públicos e de ativistas de movimentos sociais, utilizando o método da Análise Sociológica do Sistema de Discursos. Em meio à expressão de sentimentos aestatais, identificamos modos alternativos de ação política e construção de significados, em distintas temporalidades, especialidades e segmentações. Os discursos analisados apontam para a construção de espaços de experimentação exteriores às instituições públicas, e para possibilidades de ruptura e ressignificação política nas relações cotidianas.

Palabras clave : Movimentos Sociais; Agentes Públicos; Políticas Públicas; Educação; Psicologia Política.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License