SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número42Desafios para a psicologia política brasileira: a inserção em Programas de Pós-Graduação e a delimitação como campo de conhecimentoReflexões sobre a identidade no estado de exceção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549Xversão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

MACHADO, Frederico Viana; MARTINS, Dinaê Espíndola  e  POSSA, Lisiane Bôer. Análise psicopolítica de discursos de ativistas e gestores de políticas de educação sobre o Estado e a Sociedade. Rev. psicol. polít. [online]. 2018, vol.18, n.42, pp. 236-253. ISSN 1519-549X.

Este artigo aborda diferenças e semelhanças nos modos como sujeitos que militam em movimentos sociais e sujeitos que trabalham em políticas públicas constroem sentidos e significados sobre o Estado e sobre a Sociedade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foram analisadas dez entrevistas com ativistas de Movimentos Sociais e oito com agentes do Estado, envolvidos na gestão e operacionalização de políticas educacionais. Foram analisados os pontos de tensão entre a perspectiva dos gestores públicos e de ativistas de movimentos sociais, utilizando o método da Análise Sociológica do Sistema de Discursos. Em meio à expressão de sentimentos aestatais, identificamos modos alternativos de ação política e construção de significados, em distintas temporalidades, especialidades e segmentações. Os discursos analisados apontam para a construção de espaços de experimentação exteriores às instituições públicas, e para possibilidades de ruptura e ressignificação política nas relações cotidianas.

Palavras-chave : Movimentos Sociais; Agentes Públicos; Políticas Públicas; Educação; Psicologia Política.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License