SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número42Análise psicopolítica de discursos de ativistas e gestores de políticas de educação sobre o Estado e a SociedadePolítica externa, ideologia e emoções na ascensão do partido Likud (1977-1983) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549Xversão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

LARA JUNIOR, Nadir; TESHAINER, Marcus Cesar Ricci  e  FERREIRA, Ana Caroline Silva. Reflexões sobre a identidade no estado de exceção. Rev. psicol. polít. [online]. 2018, vol.18, n.42, pp. 254-265. ISSN 1519-549X.

O texto tem como objetivo principal refletir sobre a maneira como se opera a metamorfose do humano, proposta por Ciampa, quando imerso em um estado de exceção numa sociedade capitalista. Nesse sentido, partimos primeiramente da análise das concepções de Giorgio Agamben a propósito do conceito de estado de exceção, supondo que elas possam servir de paradigma para pensar sobre os diferentes aspectos da política contemporânea e seus reflexos nas relações sociais. Em seguida, passamos à discussão do conceito de identidade proposto por Antônio da Costa Ciampa com seu sintagma identidade-metamorfose-emancipação. Os conceitos de muçulmano e de vida nua, de Agamben, também são apresentados, estabelecendo relações entre os dois autores.

Palavras-chave : biopolítica; sintagma; torpor; muçulmano; capitalismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License