SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número42Reflexões sobre a identidade no estado de exceçãoCidades neoliberais e direito à cidade: outra visão do urbano para a psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549Xversão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

CALANDRIN, Karina Stange. Política externa, ideologia e emoções na ascensão do partido Likud (1977-1983). Rev. psicol. polít. [online]. 2018, vol.18, n.42, pp. 266-280. ISSN 1519-549X.

O objetivo desse artigo é analisar o processo decisório de política externa de Israel, com destaque para a área de segurança dentro do espectro geral da formulação de políticas, ressaltando a influência de aspectos psicológicos, como as emoções, na ideologia e na política interna israelense. O aspecto pragmático da tomada de decisão de Israel esteve presente em análises como um paradigma indiscutível e, de forma a procurar entender o processo decisório, partiremos da premissa, defendida por Robert Jervis (1976), de que os decisores como seres humanos estão propensos a condições humanas naturais, como as emoções. Procura-se destacar quais atores são responsáveis pela tomada de decisão, quais seus interesses e como ocorre esse processo, utilizando o modelo de análise burocrática desenvolvido por Allison e Zelikow (1999) e teorias de psicologia política. Entendido o processo pretende-se analisá-lo no período do governo Menachem Begin (1977-1983), na ascensão da direita, representada pelo partido Likud, em Israel.

Palavras-chave : Política Externa; Ideologia; Psicologia Política; Emoções; Israel.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License