SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número42Política exterior, ideología y emociones en la ascensión del partido Likud (1977-1983)Ciudad y género: seguridad urbana de mujeres profesionales del sexo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión impresa ISSN 1519-549Xversión On-line ISSN 2175-1390

Resumen

FARIAS, Tadeu  y  DINIZ, Raquel. Cidades neoliberais e direito à cidade: outra visão do urbano para a psicologia. Rev. psicol. polít. [online]. 2018, vol.18, n.42, pp. 281-294. ISSN 1519-549X.

As cidades são parte do humano tanto quanto criações deste, o que torna esse binômio objeto de interesse para a psicologia. Este ensaio tem como objetivo analisar o papel da cidade na vida humana, aprofundando o entendimento a respeito da complexidade do fenômeno urbano no âmbito da psicologia. Traz abordagens mais recentes, considerado como lócus de tensões de forças, em que concorrem modos de subjetivação hegemônica e produção de outros modos de vida. Discute-se, também, a emergência do direito à cidade como enfrentamento das manifestações urbanas das contradições do capitalismo e da produção capitalista do espaço, intensificadas no estágio neoliberal, em que a mercantilização das cidades e da vida urbana atinge seu ápice. Enfrentamento especialmente pela via dos movimentos sociais urbanos e outros movimentos de ocupação e reivindicação, que colocam como possibilidade histórica uma outra cidade. Por fim, são feitas algumas considerações a respeito das articulações entre psicologia e direito à cidade, e sobre uma outra visão do urbano para a psicologia.

Palabras clave : produção do espaço; direito à cidade; movimentos sociais; subjetividade; psicologia.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License