SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número42Cidades neoliberais e direito à cidade: outra visão do urbano para a psicologiaPsicologia, Políticas do Corpo, do Gênero e das Sexualidades: capturas e resistências do cotidiano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549Xversão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

SILVA, Anderson de Andrade  e  DIMENSTEIN, Magda. Cidade e gênero: segurança urbana de mulheres profissionais do sexo. Rev. psicol. polít. [online]. 2018, vol.18, n.42, pp. 295-308. ISSN 1519-549X.

A cidade enquanto forma particular de organização do espaço instiga formas específicas e complexas de relações, reproduz as diferenças de gênero que são socialmente produzidas, inclusive revela uma percepção de segurança distinta para as mulheres. Através de uma etnografia, realizada entre dezembro de 2017 e março de 2018, situada em uma praça de uma cidade nordestina, propõe-se analisar a percepção de segurança de mulheres, profissionais do sexo, cisgêneros, na faixa etária de 18 anos ou mais que atuam no espaço público urbano. Tomou-se como referência de análise o Guide d'aménagement - Pour um environnement urbain sécuritaire desenvolvido na cidade de Montreal no Canadá, justamente por ele possuir a intenção de ser um guia orientado para produzir cidades seguras a partir da perspectiva de gênero.

Palavras-chave : city; gender; safety; prostitution; ethnography.

        · resumo em Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License