SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número42Cidade e gênero: segurança urbana de mulheres profissionais do sexoPodem as travestis estudar? Regimes de verdade sobre corporalidades vibráteis na escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549Xversão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

SANTOS, Daniel Kerry dos; AMARAL, Marília dos Santos  e  TONELI, Maria Juracy Filgueiras. Psicologia, Políticas do Corpo, do Gênero e das Sexualidades: capturas e resistências do cotidiano. Rev. psicol. polít. [online]. 2018, vol.18, n.42, pp. 309-321. ISSN 1519-549X.

Este artigo discute os modos como a cisheteronorma regula os corpos, o gênero e as sexualidades e funciona como um sistema que normaliza, exclui e extermina as diferenças. Apresenta-se um debate sobre a produção histórica da norma e seus efeitos na gestão das populações e nas governamentalidades modernas. Segue-se uma problematização sobre como a precarização da vida, fundamentada nas normas de sexo, de sexualidade e de gênero, pode ser tomada como ponto nevrálgico para se repensar a política. A partir da análise dos dispositivos da sexualidade e do gênero, sugere-se uma cartografia dos agenciamentos que produzem efeitos concretos no cotidiano, como a produção da materialidade dos corpos, a (in)inteligibilidade de gênero e das sexualidades, a patologização das multiplicidades sexuais e de gênero, a violência, a exclusão e a estigmatização das experiências dissidentes. Sustenta-se, por fim, uma psicologia crítica que esteja atenta a esses regimes de verdade e de poder.

Palavras-chave : Gênero; Sexualidade; Corpo; Violência da Norma; Psicologia Política.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License