SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número42Podem as travestis estudar? Regimes de verdade sobre corporalidades vibráteis na escolaRedução de danos e políticas públicas para pessoas que usam drogas: um relato de experiência sobre a formação clínico-política-pedagógica na formação profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549Xversão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

AMORIM, Ana Karenina Arraes  e  NOBRE, Maria Teresa. Pesquisa-intervenção, políticas públicas e movimentos sociais: uma experiência junto à população em situação de rua. Rev. psicol. polít. [online]. 2018, vol.18, n.42, pp. 337-352. ISSN 1519-549X.

Este artigo apresenta uma experiência de pesquisa-intervenção que teve como objetivos conhecer a população adulta em situação de rua; mapear e conhecer o funcionamento das políticas públicas para esta população; identificar as violações de direitos humanos e conhecer o cotidiano destas pessoas. Com base nos marcos teórico-metodológicos da Análise Institucional e da Cartografia, o trabalho de campo considerou diferentes estratégias metodológicas em cenários institucionais e na cidade, que geraram dados sobre as principais dificuldades vividas, itinerários institucionais e estratégias desenvolvidas por estas pessoas em várias políticas públicas, identificando e colocando em análise as linhas duras (instituído) e as linhas flexíveis (instituinte) nas relações com o Estado. A pesquisa-intervenção promoveu visibilidade às principais questões vividas por este segmento vulnerável, bem como fomentou sua organização política e empoderamento, com vistas à garantia de direitos.

Palavras-chave : população em situação de rua; pesquisa participativa; análise institucional; direitos humanos; políticas públicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License