SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número42Pesquisa-intervenção, políticas públicas e movimentos sociais: uma experiência junto à população em situação de ruaProdução, sociabilidade e tecnologia na relação pessoa-alimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549Xversão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

DIAS, Gustavo Ávila; RAMEH-DE-ALBUQUERQUE, Rossana Carla  e  NAPPO, Solange Aparecida. Redução de danos e políticas públicas para pessoas que usam drogas: um relato de experiência sobre a formação clínico-política-pedagógica na formação profissional. Rev. psicol. polít. [online]. 2018, vol.18, n.42, pp. 353-363. ISSN 1519-549X.

Muito já se escreveu sobre o que é a Redução de Danos (RD) e quais as suas principais estratégias de intervenção no cuidado e/ou tratamento às pessoas que usam álcool, crack e outras drogas. No entanto, estudantes, profissionais e mesmo usuários e seus familiares questionam-se como tais estratégias podem - ou mesmo se devem - fazer parte dos protocolos clínicos das pessoas que usam drogas e como essas devem se constituir nos modelos de cuidado junto às políticas públicas. Existe uma carência de formação clínica e política sobre o tema. Diante dessa questão, este é um relato de experiência de um Grupo de Trabalho (GT) sobre a RD, vivenciado no contexto do IX Simpósio Brasileiro de Psicologia Política. No GT foi utilizado um plano de curso baseado em metodologias ativas como proposta pedagógica para formação clínica e política dos participantes. De modo operacional, esta vivência proporcionou reflexões pertinentes a práxis profissional voltadas para o âmbito das políticas públicas sobre álcool, crack e outras drogas mostrando o quão é instigante e necessário que espaços dessa natureza sejam possibilitados. Assim, espera-se com este relato, refletirmos sobre aspectos teórico-práticos da formação clínica e política da RD de forma a contribuirmos com o desenvolvimento do cuidado às pessoas que usam drogas de modo objetivo, realista e pertinente ao processo de trabalho dos profissionais que atuam com a RD.

Palavras-chave : Usuário de drogas; Redução de danos; políticas públicas; Formação Profissional.

        · resumo em Inglês | Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License