SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número43A invenção da "ideologia de gênero": a emergência de um cenário político-discursivo e a elaboração de uma retórica reacionária antigêneroAtores e estratégias da mobilização anti-gênero na Espanha: a mudança de uma política da igreja para o ativismo leigo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549Xversão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

PATERNOTTE, David  e  KUHAR, Roman. "Ideologia de gênero" em movimento. Rev. psicol. polít. [online]. 2018, vol.18, n.43, pp. 503-523. ISSN 1519-549X.

Este artigo oferece uma visão geral das recentes campanhas contra a chamada "ideologia de gênero". Está organizado em três partes. Primeiro, detalha os principais dogmas da "ideologia de gênero" como discurso. Em segundo lugar, examina a "ideologia de gênero" como estratégia. Isso mostra que essa invenção católica, em resposta aos acontecimentos nas Nações Unidas, é cada vez mais atraente para os populistas de direita na região. Em terceiro lugar, argumenta que as campanhas anti-gênero tornaram-se um fenômeno nacional e transnacional, como demonstrado pelos desenvolvimentos recentes na América Latina. Este projeto baseia-se na análise comparativa de 12 países europeus por uma equipe internacional de pesquisadores.

Palavras-chave : mobilizações antigênero; transcionalização; gênero; religião; direitos sexuais.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License