SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número43"Ideologia de gênero" em movimentoA "teoria do gender" na Itália: um posicionamento circunstanciado sobre um significante flutuante índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549Xversão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

CORNEJO-VALLE, Mónica  e  PICHARDO, J. Ignacio. Atores e estratégias da mobilização anti-gênero na Espanha: a mudança de uma política da igreja para o ativismo leigo. Rev. psicol. polít. [online]. 2018, vol.18, n.43, pp. 524-542. ISSN 1519-549X.

O artigo explora os atores e estratégias de ativismo católico leigo na Espanha, considerando como esses ativistas tornaram-se vozes representativas do discurso sobre a "ideologia de gênero" que a Igreja Católica promove. A fim de esclarecer os fatores que tornam o caso espanhol específico, algumas informações gerais sobre o contexto histórico na Espanha são apresentadas em um primeiro momento. Em seguida, analisa-se quem são os ativistas católicos leigos (Hazte Oir, Fórum da Família e o novo partido político Vox), explorando quais são suas organizações e as suas conexões com a igreja católica, lobbies e partidos políticos formais. Nele, o repertório de mobilização será considerado, com atenção especial para antigas e novas ações de protesto: Manifestações nas estradas, campanhas de mídia social, reclamações aos tribunais, conferências internacionais e outros. A análise inclui a descrição das reações e impacto de suas estratégias e atividades políticas na opinião pública e em outros atores sociais. Para concluir, o artigo oferece uma explicação de por que essas estratégias foram apresentadas quase sempre sem sucesso nos últimos anos e por que os promotores mais notáveis do discurso anti-gênero na Espanha estão se tornando uma minoria radicalizada.

Palavras-chave : ideologia do gênero; ativismo católico; movimentos sociais; diversidade sexual.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License