SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número43Atores e estratégias da mobilização anti-gênero na Espanha: a mudança de uma política da igreja para o ativismo leigoA tentativa reacionária de censura nos currículos escolares: compreendendo a subversão mútua entre as lógicas de socialização e subjetivação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549Xversão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

BERNINI, Lorenzo. A "teoria do gender" na Itália: um posicionamento circunstanciado sobre um significante flutuante. Rev. psicol. polít. [online]. 2018, vol.18, n.43, pp. 543-556. ISSN 1519-549X.

Como teórico queer me sinto implicado em primeira pessoa na frente de resistência contra a cruzada católica "anti-gender". Consequentemente, neste artigo não assumirei uma posição neutra, mas sim, assumirei uma posição política. Durante minhas intervenções públicas na Itália, diante de padres e professores alarmados, ou estudantes e eleitores confusos, trato de esclarecer sobre o pânico criado ao redor do conceito de gênero e, deste modo, convido as pessoas a tomarem consciência sobre a radicalidade do conflito e a se posicionarem sobre isso. Com este objetivo, nas páginas seguintes trato principalmente das seguintes questões: "O que é a teoria do gender"? Por que os estudos contemporâneos e as teorias queer não são "teoria do gender"?

Palavras-chave : estudos de gênero; teorias queer; ideologia de gênero; Igreja Católica; Itália.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License