SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número43A "teoria do gender" na Itália: um posicionamento circunstanciado sobre um significante flutuanteDiscursos ultraconservadores e o truque da "ideologia de gênero": gênero e sexualidades em disputa na educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549Xversão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

PENNA, Fernando de Araujo. A tentativa reacionária de censura nos currículos escolares: compreendendo a subversão mútua entre as lógicas de socialização e subjetivação. Rev. psicol. polít. [online]. 2018, vol.18, n.43, pp. 557-572. ISSN 1519-549X.

O presente artigo adota, como ponto de partida para um ensaio teórico, as denúncias de doutrinação ideológica relativas à "ideologia de gênero" e à "doutrinação religiosa de candomblé e umbanda". Para compreender estas tentativas de censura nos currículos escolares, foram utilizadas duas estratégias: uma caracterização do que seria o discurso reacionário e como ele nos obriga a repensar o debate teórico sobre a relação entre a educação e a democracia; e uma reconfiguração dos parâmetros estabelecidos por Gert Biesta para discutirmos o conceito de "educação democrática", através de uma aproximação com a teoria política do discurso elaborada por Ernesto Laclau e Chantal Mouffe. O objetivo é compreender como operam as tentativas de censura na escola partindo deste debate teórico.

Palavras-chave : discurso reacionário; educação democrática; teoria do discurso.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License