SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número43A tentativa reacionária de censura nos currículos escolares: compreendendo a subversão mútua entre as lógicas de socialização e subjetivaçãoA educação e o presente instável¹: repercussões da categoria "ideologia de gênero" na construção do respeito às diferenças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549Xversão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

MATTOS, Amana Rocha. Discursos ultraconservadores e o truque da "ideologia de gênero": gênero e sexualidades em disputa na educação. Rev. psicol. polít. [online]. 2018, vol.18, n.43, pp. 573-586. ISSN 1519-549X.

O artigo analisa o argumento dos movimentos ultraconservadores de que a abordagem de temáticas de gênero e sexualidades promoveria a "ideologia de gênero" nas escolas, impondo valores a estudantes contra a vontade de suas famílias. É feita uma breve revisão de como o termo "ideologia de gênero" e a ideia de "doutrinação ideológica" têm sido utilizados para rotular práticas educativas que problematizem opressões e desigualdades sociais. Em seguida, são abordadas a naturalização das normas de gênero e a invisibilização das práticas que as (re)produzem nas escolas. Para tanto, são analisados os diários de bordo elaborados por estudantes de psicologia na disciplina "A produção do gênero nas escolas", trazendo suas experiências e trajetórias escolares à luz de referenciais dos estudos feministas, de gênero e sexualidades. Discute-se a heterogeneidade das vivências escolares, reafirmando a importância de abordagens críticas, bem como de argumentos que questionem a validade do termo "ideologia de gênero" na educação.

Palavras-chave : gênero; sexualidades; escola; família; educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License