SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número43Discursos ultraconservadores y el truco de la "ideología de género": género y sexualidades en disputa em la educaciónIdeología de género: estrategia argumentativa que forja cientificidad para el fundamentalismo religioso índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión impresa ISSN 1519-549Xversión On-line ISSN 2175-1390

Resumen

VENCATO, Anna Paula; SILVA, Rafaela Lacerda da  y  ALVARENGA, Rodrigo Lessa. A educação e o presente instável1: repercussões da categoria "ideologia de gênero" na construção do respeito às diferenças. Rev. psicol. polít. [online]. 2018, vol.18, n.43, pp. 587-598. ISSN 1519-549X.

Neste artigo pretendemos pensar acerca das articulações da noção de "ideologia de gênero", em especial a partir de conteúdos publicados em redes sociais, em páginas como a do "Escola sem Partido" e em outras com propostas semelhantes. Buscaremos analisar a questão das notificações extrajudiciais que vêm sendo utilizadas como instrumento de intimidação de profissionais da escola e estão pautadas em um debate contrário a discussão de certas temáticas na escola, com especial ênfase ao gênero e as sexualidades.

Palabras clave : ideologia de gênero; escola sem partido; notificações extrajudiciais; diferenças; docência.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License