SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número43Discursos ultraconservadores e o truque da "ideologia de gênero": gênero e sexualidades em disputa na educaçãoIdeologia de gênero: estratégia argumentativa que forja cientificidade para o fundamentalismo religioso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549Xversão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

VENCATO, Anna Paula; SILVA, Rafaela Lacerda da  e  ALVARENGA, Rodrigo Lessa. A educação e o presente instável1: repercussões da categoria "ideologia de gênero" na construção do respeito às diferenças. Rev. psicol. polít. [online]. 2018, vol.18, n.43, pp. 587-598. ISSN 1519-549X.

Neste artigo pretendemos pensar acerca das articulações da noção de "ideologia de gênero", em especial a partir de conteúdos publicados em redes sociais, em páginas como a do "Escola sem Partido" e em outras com propostas semelhantes. Buscaremos analisar a questão das notificações extrajudiciais que vêm sendo utilizadas como instrumento de intimidação de profissionais da escola e estão pautadas em um debate contrário a discussão de certas temáticas na escola, com especial ênfase ao gênero e as sexualidades.

Palavras-chave : ideologia de gênero; escola sem partido; notificações extrajudiciais; diferenças; docência.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License