SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número43A educação e o presente instável¹: repercussões da categoria "ideologia de gênero" na construção do respeito às diferençasGênero e seus/suas detratores/as: "ideologia de gênero" e violações de direitos humanos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549Xversão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

LIONCO, Tatiana; ALVES, Ana Clara de Oliveira; MATTIELLO, Felipe  e  FREIRE, Amanda Machado. Ideologia de gênero: estratégia argumentativa que forja cientificidade para o fundamentalismo religioso. Rev. psicol. polít. [online]. 2018, vol.18, n.43, pp. 599-621. ISSN 1519-549X.

A "ideologia de gênero" tem sido o principal argumento de fundamentalistas religiosos/as e extremistas conservadores/as para a ofensiva contra direitos sexuais no Brasil, com ênfase para o cerceamento da educação sobre gênero e sexualidade nas escolas. Este projeto de pesquisa propõe mapear as estratégias argumentativas adotadas em livros publicados sobre "ideologia de gênero" e nas proposições legislativas que visam censurar o debate sobre gênero e sexualidade nas escolas a partir deste argumento. Analisa uma amostra de publicações disponíveis no mercado editorial brasileiro sobre "ideologia de gênero", bem como as proposições legislativas apensadas em torno do projeto Escola Sem Partido. Por meio deste mapeamento que delineia os principais argumentos presentes nestes materiais, visa subsidiar novos projetos de pesquisa que venham contribuir para a consideração crítica dos argumentos que têm sido adotados por fundamentalistas religiosos/as em uma ofensiva contra direitos sexuais em curso no país.

Palavras-chave : diversidade sexual; fundamentalismo religioso; ideologia de gênero; homofobia; transfobia.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License