SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número43Ideologia de gênero: estratégia argumentativa que forja cientificidade para o fundamentalismo religioso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão impressa ISSN 1519-549Xversão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

RIOS, Roger Raupp  e  RESADORI, Alice Hertzog. Gênero e seus/suas detratores/as: "ideologia de gênero" e violações de direitos humanos. Rev. psicol. polít. [online]. 2018, vol.18, n.43, pp. 622-636. ISSN 1519-549X.

Este artigo tem como objetivo analisar o fenômeno da "ideologia de gênero" a partir da perspectiva jurídica, identificando as violações de direitos humanos perpetradas por este movimento. Assentado o estado da arte acerca das questões de gênero e sua relação com os direitos humanos (primeira parte), adentram-se nas violações de direitos verificadas (segunda parte). Como resultados, demonstra-se que (a) o movimento "ideologia de gênero" se pauta em uma compreensão simplista sobre gênero; (b) que os feminismos e os estudos de gênero implicam o reconhecimento de direitos a todos indivíduos e grupos, e, em especial, de direitos a mulheres e à população LGBTQI; e (c) que a "ideologia de gênero" viola inúmeros princípios, direitos humanos e fundamentais, tais como o princípio democrático, a liberdade de expressão, a liberdade de pesquisa e ensino, a igualdade como proibição de discriminação por motivo de sexo, a liberdade sexual, a dignidade humana e o direito à saúde.

Palavras-chave : gênero; ideologia de gênero; sexualidade; direitos humanos; direitos fundamentais.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License