SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número44El panóptico y la economía visual moderna: del panoptismo al paradigma panóptico en la obra de Michel Foucault índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión On-line ISSN 2175-1390

Resumen

TOASSA, Gisele  y  GUIMARAES, Déborah de Souza. Distorções de Pavlov: ciência soviética e psicologia entre 1948 e 1953. Rev. psicol. polít. [online]. 2019, vol.19, n.44, pp. 16-33. ISSN 2175-1390.

Este artigo propõe-se a apresentar pesquisa bibliográfica em história da ciência soviética (ou sistema soviético de produção científica) e seus desdobramentos na psicologia entre 1948 e 1953. Realizou-se uma revisão de literatura em português em bases de dados, livros e periódicos de ciências humanas, além de livros e artigos relevantes em português e inglês sobre o panorama sócio-histórico em que o sistema científico soviético se constituiu. Quanto ao período compreendido entre 1950 e 1953, os resultados descrevem de que modo a desastrosa "michurinização " das ciências, ou seja, a adoção da agrobiologia de Michurin tal como proposta pelo pseudocientista Trofim Lissenko à guisa de paradigma de pesquisa nas ciências agrárias, repercutiu na psicologia como "pavlovização", ou seja, a orientação de que todas as produções científicas seguissem na direção de Pavlov. Os resultados descrevem o "efeito-cascata" das chamadas "sessões pavlovianas", abordando seus impactos na psicologia, em particular, sobre A.R. Luria e A.N. Leontiev.

Palabras clave : história da ciência; história - União Soviética; história da psicologia; Luria, Alexander Romanovich, 1902-1977; Leontiev, Alexei Nikolaievich, 1903-1979.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License