SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número44Distorções de Pavlov: ciência soviética e psicologia entre 1948 e 1953Psicologia, colonialismo e ideias raciais: uma breve análise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

SANTOS, Rômulo Ballestê Marques dos  e  PORTUGAL, Francisco Teixeira. O panóptico e a economia visual moderna: do panoptismo ao paradigma panóptico na obra de Michel Foucault. Rev. psicol. polít. [online]. 2019, vol.19, n.44, pp. 34-49. ISSN 2175-1390.

O artigo aprofunda a leitura do panóptico de Jeremy Bentham realizada por Michel Foucault. As discussões elaboradas por Foucault em relação à sociedade disciplinar, efetivadas nos espaços panópticos de vigilância, lançam luz sobre os jogos de força configurados na trama social. O entendimento exposto principalmente em Vigiar e punir, conhecido por panoptismo, apresenta problemas em relação à concepção de Bentham. A reflexão que se segue visa ampliar os conhecimentos acerca do panóptico e do panoptismo a partir de trabalhos mais recentes sobre o tema que não apenas aprofundam as leituras foucaultianas do pensamento de Bentham desenvolvidas em trabalhos posteriores ao início da década de 1970, mas avançam pelas discussões da biopolítica. Dessa maneira, indicamos a necessidade de ultrapassar o criticado simplismo do panoptismo e demonstrar a inscrição do paradigma panóptico na governamentalidade.

Palavras-chave : panóptico; panoptismo; paradigma panóptico; Jeremy Bentham; Michel Foucault.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License