SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número44O panóptico e a economia visual moderna: do panoptismo ao paradigma panóptico na obra de Michel FoucaultPsicologia e questão social: considerações sobre projetos políticos da Psicologia Comunitária ao longo de sua trajetória histórica no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

MARTINS, Hildeberto Vieira. Psicologia, colonialismo e ideias raciais: uma breve análise. Rev. psicol. polít. [online]. 2019, vol.19, n.44, pp. 50-64. ISSN 2175-1390.

O artigo discute a relação entre o conceito de colonialismo e a ideias raciais que circularam entre os séculos XIX e XX e o seu uso pelo saber psicológico desse mesmo período. Pretende-se, usando como recurso metodológico a revisão bibliográfica, discutir como no Brasil passou a vigorar um "credo racial" que definia quem poderia ser considerado cidadão brasileiro. A partir de uma análise histórica abordaremos os seguintes aspectos: a) a emergência de um "credo racial" brasileiro, baseado numa interpretação singular dos nossos intelectuais do modelo do racismo científico surgido na Europa; b) a utilização de um debate científico calcado no conceito de mestiçagem, usado como estratégia definidora do grau de "branqueamento" dos cidadãos brasileiros; c) como os saberes psicológicos utilizaram os modelos científicos europeus para construir um modelo médico-psicológico (normal/patológico) que serviu para definir um espaço de exclusão para aqueles que eram considerados "perigosos " à ordem social.

Palavras-chave : História da psicologia; Colonialismo; Racismo científico; Raça; Saberes psicológicos.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License