SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número44Psicologia, colonialismo e ideias raciais: uma breve análiseUma breve revisão da reforma psiquiátrica no Brasil e sua relação com a psicanálise e a psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

BAIMA, Larissa Soares  e  GUZZO, Raquel Souza Lobo. Psicologia e questão social: considerações sobre projetos políticos da Psicologia Comunitária ao longo de sua trajetória histórica no Brasil. Rev. psicol. polít. [online]. 2019, vol.19, n.44, pp. 65-77. ISSN 2175-1390.

Este texto busca oferecer algumas contribuições para o estudo histórico da Psicologia Comunitária no Brasil, a partir da problematização de suas vinculações políticas no tocante aos debates em torno da preocupação com a transformação social ou com a função social do(a) psicólogo(a). Entende que a Psicologia Comunitária representa uma realidade histórica que sintetiza os esforços de psicólogos(as) em deselitizar a Psicologia, formular modelos teórico-metodológicos críticos aos tradicionais modelos dessa ciência, instrumentalizar a análise crítica da questão social e contribuir para a transformação social. Assim, o texto procurou discutir a centralidade da preocupação com a transformação social como elemento historicamente legitimador do campo; defender a existência de uma inflexão política nos debates em torno da questão da transformação social em suas produções; qualificar essa inflexão como um recuo político; e, finalmente, indicar algumas possíveis relações entre essa inflexão e as mudanças no trato à questão social no Brasil.

Palavras-chave : psicologia comunitária; transformação social; questão social; marxismo; história da psicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License