SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue44Social crisis and critical social history: the life and the historical work of Kurt DanzigerUtopia and Scientific Thinking: Reflections from the Soviet Psychology case author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia Política

On-line version ISSN 2175-1390

Abstract

SOUZA, Juberto Antonio Massud de  and  JACO-VILELA, Ana Maria. Ditadura e imprensa: a criação da imagem de terrorista da psicóloga Pauline Reichstul. Rev. psicol. polít. [online]. 2019, vol.19, n.44, pp. 116-130. ISSN 2175-1390.

Este artigo tem como objetivo compreender o movimento ideológico operado pela imprensa brasileira na criação da imagem de terrorista da psicóloga Pauline Reichstul, assassinada em 1973. Com isso, buscamos retomar parte da historiografia de psicólogos que tiveram algum papel de resistência contra o golpe de classe de 1964. Utilizando os pressupostos teórico-metodológicos do materialismo histórico-dialético, e apoiando-nos na concepção de estudo crítico tal como pensado na teoria vigotskiana, fizemos uma análise concreta da imprensa brasileira ao tratar o assassinato de Pauline no Massacre da Chácara São Bento. Pesquisamos sobre Pauline Reichstul nos bancos de dados dos jornais da época, disponíveis na Biblioteca Nacional. Isto nos deu o material empírico, possibilitando reconstruir este movimento a partir destas publicações. Ao final, concluímos que a construção da imagem desta psicóloga só se tornou possível através de sua desumanização, promovida pela mediação ideológica da imprensa. Esta serviu, portanto, como verdadeira correia de transmissão do Estado brasileiro.

Keywords : Pauline Reichstul; história da psicologia; luta armada; ditadura militar; materialismo histórico-dialético.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License