SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número44Ditadura e imprensa: a criação da imagem de terrorista da psicóloga Pauline Reichstul índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

GARCIA, Luciano Nicolás. Utopia e pensamento científico: reflexões do caso da psicologia soviética. Rev. psicol. polít. [online]. 2019, vol.19, n.44, pp. 131-146. ISSN 2175-1390.

Este artigo considera os cientistas como intelectuais completos, a fim de rastrear e discutir os vínculos entre a imaginação utópica e o pensamento científico em relação às políticas públicas. Realiza-se, por um lado, uma análise de um caso histórico: a maneira pela qual a psicologia soviética procurou se projetar e se inserir nas políticas científicas da União Soviética durante o século XX. Por outro lado, são consideradas posições recentes de uma série de autores ligados à contestação política acerca da relação entre ciência e utopia. Finalmente, a partir do caso analisado, tais posições são discutidas e são propostas formas de compreender o lugar da utopia no pensamento da ciência psicológica.

Palavras-chave : História; reflexividade; política; comunismo; feminismo.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License