SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número45Manifestaciones políticas de junio de 2013: un debate a la luz de los conceptos de massa y multitud índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión On-line ISSN 2175-1390

Resumen

SALES, André Luis Leite de Figueirêdo; FONTES, Flávio Fernandes  y  YASUI, Silvio. Militância e ativismo no Brasil depois de Junho de 2013: entre repertórios, estratégias e Instituições. Rev. psicol. polít. [online]. 2019, vol.19, n.45, pp. 154-169. ISSN 2175-1390.

Objetiva-se demonstrar a pertinência dos conceitos de repertório, estratégia e instituição para desmembrar os sentidos condensados nas palavras militância e ativismo e, com isso, compreender efeitos subjetivos das mudanças nas formas de ação coletiva na cena pública brasileira depois de Junho de 2013. Repertórios descrevem rotinas preferenciais dos participantes da contestação; estratégias enquadram o tema da articulação para agir em conjunto e as instituições elucidam como mudanças nos repertórios e nas estratégias são correlatos de modificações nos regimes de subjetivação. A justaposição de sentidos pôde ser analisada graças ao reconhecimento de relações expressivas entre os conceitos. A ênfase argumentativa recai sobre o conceito de instituição, posto que o mesmo explicita relações entre processos de ordem macrossocial e a produção de subjetividade daqueles que se nomeiam militantes e ativistas.

Palabras clave : movimentos sociais; ação coletiva; ativismo; militância; subjetividade.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License