SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número45'Ativismo' y 'Militância' en Brasil después de junio de 2013: entre repertorio, estrategias y institucionesLa crisis de representatividad en dos tiempos en el Brasil actual: una mirada sobre la huelga de los barrenderos y de los camioneros índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión On-line ISSN 2175-1390

Resumen

ANDRADE, Michel Renan Rodrigues de  y  PINHEIRO, Clara Virgínia de Queiroz. Manifestações políticas de junho de 2013: um debate à luz dos conceitos de massa e multidão. Rev. psicol. polít. [online]. 2019, vol.19, n.45, pp. 170-185. ISSN 2175-1390.

Em relação às perspectivas das pesquisas que tentam explicar as manifestações políticas de junho de 2013, no Brasil, entendemos que refletem uma mudança no processo de formação dos laços sociais que produzem os protestos contemporâneos. Este artigo tem por objetivo mostrar tais transformações sob a ótica das diferenças entre os conceitos de massa, visto em Freud (1921/2011), e multidão, em Hardt e Negri (2014). Buscamos alinhar uma discussão entre os conceitos à luz desses dados para demonstrar que há mudanças plausíveis nas formas e organização de protestos no século XXI as quais impedem uma explicação totalizante sob a única perspectiva das massas. Concluímos que as manifestações de junho de 2013 correm em tendência ao conceito de multidão, devido aos processos de formação dos laços sociais horizontais, à não submissão do Eu a uma identidade totalizadora, dando espaço à produção do comum, e à importância das singularidades.

Palabras clave : protestos; política; multidão; massa; laços sociais.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License