SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número45Manifestações políticas de junho de 2013: um debate à luz dos conceitos de massa e multidãoGaymada: uma viagem por corpos e espaços índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

EUZEBIOS FILHO, Antonio. A crise de representatividade em dois tempos no Brasil atual: um olhar sobre a greve dos garis e dos caminhoneiros. Rev. psicol. polít. [online]. 2019, vol.19, n.45, pp. 186-201. ISSN 2175-1390.

O objetivo do texto foi desenvolver uma reflexão teórica sobre a crise de representatividade na atualidade, contextualizada a partir do retrato de dois movimentos recentes: a greve dos garis em 2014 e dos caminhoneiros em 2018. Com esses dois exemplos, é possível analisar a crise da representatividade em dois tempos: no cenário imediatamente após as manifestações de junho, quando a mencionada crise emerge com toda força. Em seguida, no processo que envolveu o impeachment de Dilma em que notamos contornos específicos de polarização social. Nos dois casos analisados, é possível observar o descolamento da base em relação às lideranças sindicais como um dos sintomas da mencionada crise. Mas, entre gritos de "não vai ter copa " (no caso dos garis) e de "intervenção militar já " (que se fez presente na greve dos caminhoneiros), temos um cenário de crise de representatividade com elementos de polarização social.

Palavras-chave : representatividade; greve; polarização; consciência; sindicato.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License