SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número45Gaymada: uma viagem por corpos e espaçosA produção de uma vida coletiva: a Rede Mídia Ninja como espaço de existir e resistir índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

DELL' AGLIO, Daniela Dalbosco; PIZZINATO, Adolfo  e  MACHADO, Paula Sandrine. Marcha das Vadias de Porto Alegre: uma análise das políticas de aliança. Rev. psicol. polít. [online]. 2019, vol.19, n.45, pp. 216-228. ISSN 2175-1390.

Este artigo parte da análise da ruptura ocorrida na Marcha das Vadias de Porto Alegre no ano de 2014, para pensar como se negociaram as políticas de aliança e coalizões dentro de um campo de tensões dos feminismos contemporâneos. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de mestrado que acompanhou o processo de organização da Marcha das Vadias em caráter etnográfico e entrevistou sete pessoas que fizeram parte desse momento político. Aqui, são apresentadas brevemente as personagens a fim de refletir como se compôs a pluralidade em um campo de disputa que parecia ser polarizado. Essa análise busca ainda trazer uma reflexão mais ampla em relação aos movimentos políticos contemporâneos, suas pluralidades e negociações em campo identitário. Conclui-se que para pensar as alianças nas pautas é necessário considerar os marcadores sociais que se atravessam nos diferentes modos de fazer política feminista.

Palavras-chave : feminismos; coalizões; Marcha das Vadias; interseccionalidade; aliança.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License