SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número45Marcha das Vadias de Porto Alegre: uma análise das políticas de aliança"Uma aula assim muito forte": aprendizagem, escola e ritual em tempos de ocupação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

LAHORGUE, Josiele Bené  e  MAHEIRIE, Kátia. A produção de uma vida coletiva: a Rede Mídia Ninja como espaço de existir e resistir. Rev. psicol. polít. [online]. 2019, vol.19, n.45, pp. 229-243. ISSN 2175-1390.

Este artigo busca compreender as resistências a um modo de vida hegemônico presente em nossa sociedade, a partir da discussão sobre a produção de comunicação digital colaborativa aliada à produção de uma vida coletiva/em rede. Para tanto, focaremos nossos olhares em algumas experiências da Rede Mídia Ninja (Ninja). Os procedimentos utilizados para a pesquisa foram a observação participante e o diário de campo. Realizamos a análise dialógica, que compreende a relação axiológica entre sujeito e pesquisadora, sendo o primeiro considerado responsável pelo seu discurso, não se tornando um objeto do discurso do outro. Os resultados apontam que a lógica da cultura em rede diz respeito à constituição de uma tecnologia de (com)viver coletivamente, a qual se relaciona com as formas como a comunicação digital e o ativismo se constituem na atualidade e, principalmente, com o espaço-tempo que conecta as/os diversas/os atores da Ninja.

Palavras-chave : mídia ninja; vida coletiva; rede; resistência; comunicação digital.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License