SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número45A produção de uma vida coletiva: a Rede Mídia Ninja como espaço de existir e resistirOcupações na cidade: políticas da multidão na produção do comum índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura; MEDAETS, Chantal  e  MEZIE, Nadège. "Uma aula assim muito forte": aprendizagem, escola e ritual em tempos de ocupação. Rev. psicol. polít. [online]. 2019, vol.19, n.45, pp. 244-260. ISSN 2175-1390.

Este artigo parte de um conceito de aprendizagem como imersão significativa em uma experiência vivida, tendo como referência empírica o movimento secundarista de ocupação das escolas públicas de ensino médio no Brasil, particularmente a ocupação das escolas em Porto Alegre, RS. A ocupação das escolas é analisada como movimento social que marca a iniciação na política para muitos dos jovens que se engajaram nele. São evocados os conceitos de estrutura, antiestrutura, communitas e liminaridade, de Victor Turner (1974), para dar conta da intensidade desta experiência que, do nosso ponto de vista, guarda analogia com um rito de passagem para a militância e a autonomia relacionadas à cidadania e a vida adulta. Em diálogo com um conjunto de autores que operam com a noção de aprendizagem como ontogênese, formação da pessoa, continuidade e engajamento com a vida prática e comunitária, nos interessa tematizar a aprendizagem desde as experiências vividas pelos jovens. As aprendizagens aqui serão identificadas como os processos de autocompreensão e compreensão contextual do mundo, desde a participação direta no grupo de colegas, no movimento social de ocupação e no espaço da escola ocupada. Diante da polarização entre a experiência de communitas da escola ocupada e a escola "normal ", discutimos os diferentes regimes de aprendizagem no âmbito dos processos educativos engendrados tanto pelo sistema formal de ensino e quanto pelas experiências de participação em movimentos sociais, como foi o caso da ocupação.

Palavras-chave : escolas ocupadas; movimentos estudantis; aprendizagem; communitas.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License