SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número45"Uma aula assim muito forte": aprendizagem, escola e ritual em tempos de ocupaçãoA experiência da ocupação: narrativa das incertezas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

HUR, Domenico Uhng  e  COUTO, Maria Luiza Bitencourt Silva. Ocupações na cidade: políticas da multidão na produção do comum. Rev. psicol. polít. [online]. 2019, vol.19, n.45, pp. 261-274. ISSN 2175-1390.

Os recentes movimentos políticos de ocupações urbanas parecem trazer algo novo no campo da mobilização política. O objetivo deste artigo é conhecer os discursos de participantes de ocupações estudantis em Goiás, para discutir quais são as configurações de forças que instauram em suas práticas políticas. Realizamos duas entrevistas em grupo com estudantes participantes das ocupações. Analisamos este fenômeno a partir de conceitos de autores contemporâneos, como Gilles Deleuze, Félix Guattari, Michael Hardt e Antonio Negri. Consideramos que houve o surgimento de um novo ator político, a multidão, e novas práticas políticas e psicossociais que produzem uma cidade em comum. Concluímos que as ocupações expressam o poder de resistência frente ao diagrama capitalista. Trazem uma nova configuração de forças expressa pela palavra de ordem "Ocupar e resistir" e não mais pelo clássico "tomar o poder ".

Palavras-chave : Estudantes; Movimento Estudantil; Capitalismo; Psicologia Política; Esquizoanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License