SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número45A experiência da ocupação: narrativa das incertezasA educação ocupada: um ensaio psicopolítico sobre as ocupações secundaristas de São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

RIBEIRO, Rejane Arruda  e  PULINO, Lúcia Helena Cavasin Zabotto. Outubro, 2016, Brasil - as ocupações de escolas brasileiras da rede pública pelos secundaristas: contextualização e caracterização. Rev. psicol. polít. [online]. 2019, vol.19, n.45, pp. 286-300. ISSN 2175-1390.

Este artigo objetiva contextualizar e caracterizar as ocupações dos estudantes da rede pública do Ensino Médio iniciadas em outubro de 2016 no Brasil. As principais reivindicações eram: a) Contra a Medida Provisória sobre a Reforma do Ensino Médio, MP 746/2016, que modificaria as regras curriculares e de funcionamento do Ensino Médio, b) Contra a PEC 241/55, que pretendia alterar a constituição para limitar o crescimento das despesas do governo brasileiro, afetando diretamente a Saúde e a Educação, diversos serviços públicos e previdência social; c) Contra o Projeto de lei do Senado, PLS 193/2016, que incluiria, entre as Diretrizes e Bases da Educação, o Programa Escola sem Partido. Os secundaristas protagonizaram os protestos da área educacional nesse período, inspirados nas ocupações das escolas públicas de Ensino Médio em São Paulo, ao final de 2015. Esperamos que este trabalho auxilie na produção de conhecimento sobre o movimento desses estudantes, assim como nos estudos e diálogo político a respeito do Ensino Médio, sobretudo público, no Brasil.

Palavras-chave : Ocupações de escolas do Ensino Médio; Secundaristas; Movimento Estudantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License