SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número45Outubro, 2016, Brasil - as ocupações de escolas brasileiras da rede pública pelos secundaristas: contextualização e caracterizaçãoOcupação Estudantil no Instituto Federal de Catanduva (SP): potência, desenvolvimento e práxis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia Política

versão On-line ISSN 2175-1390

Resumo

OLIVEIRA, Nicole Nöthen de. A educação ocupada: um ensaio psicopolítico sobre as ocupações secundaristas de São Paulo. Rev. psicol. polít. [online]. 2019, vol.19, n.45, pp. 301-316. ISSN 2175-1390.

O presente ensaio busca oferecer uma reflexão a respeito do movimento secundarista de ocupações das escolas estaduais de São Paulo, a partir da perspectiva da Psicologia Política. Considerando a característica fortemente interdisciplinar desse campo do conhecimento, serão trazidos para a discussão autores provindos de diversas áreas que possam contribuir para uma análise psicopolítica do movimento em questão, lançando luz sobre os temas que dali emergiram, tais como: as relações entre democracia e educação, entre poder e resistência e entre movimentos sociais e políticas públicas. A análise aponta, a nosso ver, para a importância da participação política e para a necessidade de um ambiente escolar aberto a processos democráticos, com o fomento da consciência política e do exercício da cidadania, com vistas à formação crítico-reflexiva dos estudantes quanto à sociedade em que vivem, tal como visto nas ocupações.

Palavras-chave : Democracia; Educação; Relações Poder - Resistência; Movimentos Sociais; Políticas Públicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License