SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número45La educación ocupada: un ensayo psicopolítico acerca de las ocupaciones de secundaria en el estado de São PauloEscribir como un acto de resistencia: una escritura rizoma índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia Política

versión On-line ISSN 2175-1390

Resumen

ROSA, Leandro Amorim  y  SANDOVAL, Salvador Antonio Mireles. Ocupação Estudantil no Instituto Federal de Catanduva (SP): potência, desenvolvimento e práxis. Rev. psicol. polít. [online]. 2019, vol.19, n.45, pp. 317-334. ISSN 2175-1390.

As ocupações estudantis paulistas de 2015 marcaram significativamente o cenário político brasileiro e influenciaram diversos outros movimentos estudantis. É abordada no texto uma ocupação ocorrida em 2016 no Instituto Federal de Catanduva (SP). O corpus empírico foi produzido por meio de grupo focal, entrevistas e observações participantes. A partir do tratamento do material, a análise foi dividida em três momentos: potência de agir; aprendizado e desenvolvimento; práxis política. Esses três momentos se identificam com as três dimensões de nossa proposta teórica: campo de potência. Tal campo se caracteriza como um espaço/tempo no qual se favorece a) o acontecimento de bons encontros; b) a produção de subjetividades e relações democráticas e democratizantes; c) a realização de práxis política criativa e reflexiva.

Palabras clave : movimento estudantil; ocupação; práxis; potência de agir; desenvolvimento.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License